Blogs Unigranrio

28 de Abril - Dia Mundial da Educação ??!!

Em 2000, no dia 28 de abril, 180 países participantes da Cúpula Mundial de Educação, na cidade de Dakar, no Senegal, assinaram um documento em que se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015. A participação do Brasil, que é um dos países signatários do documento final, não foi das mais felizes. CONTINUE LENDO

As  Charges  abaixo foram retiradas da internet de diversos sites, focalizando a Educação Pública, a Educação Inclusiva, as Relações interpessoais na escola, a tecnologia, a banalização da vida, da violência infantil, do abandono, do desrespeito. Enfim, os conflitos e dificuldades do professor do século 21.

Na sua opinião, foram cumpridos, de forma integral, os objetivos do “Marco de Ação de Dakar”, no que tange a um avanço significativo na qualidade de educação, e de vida, dos povos?

Leia o texto , assista o vídeo clicando na imagem acima e participe deixando sua postagem. Temos o que comemorar neste dia ?

65 comments to 28 de Abril - Dia Mundial da Educação ??!!

  1. Liliane Teixeira Santos 4107292
    maio 4th, 2012 às 15:33

    Infelizmente os resultados obtidos não são dignos de comemoração. A educação pública no país é um verdadeiro problema social.Assim como a saúde,a educação é um direito de todos e dever do Estado, mas na realidade esse direito é custeado com nosso dinheiro. Hoje os pais decidem em qual momento vão pagar pela a educação de seus filhos( na educação básica ou na Universidade).
    Na verdade não sobra dinheiro para o país investir em educação devido a grande corrupção que existe nas esferas do governo. CHEGA DE CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE!!!!

  2. Mayra Azevedo
    maio 9th, 2012 às 14:07

    Somente por intermédio da verdadeira educação é que todos nós podemos compreender o mundo em que vivemos e assumir estratégias que visem a melhora do mesmo. Precisamos valorizar cada segundo de estudo e informação que temos, e de alguma forma propagar o conhecimento obtido para outros, inclusive, incentivando aqueles que tem pouca oportunidade de estudos a estar de alguma forma adquirindo a Verdadeira Educação.

  3. Mayra Azevedo
    maio 9th, 2012 às 14:10

    Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
    Paulo Freire

  4. Fabio Figueiredo - 5600722 - Licenciatura em Informática - Estágio I - Prof. Lucimar
    maio 9th, 2012 às 18:13

    A educação pública neste país arrasta os mesmos problemas há décadas: o baixo salário dos professores a falta de investimento, a verba insuficiente, número de vagas insuficiente, etc. A mídia (jornais e telejornais) mostram a cada ano os mesmos problemas e os governos Federal, Estadual e Municipal tentam tapar o sol com peneira. Aqueles que desejam uma boa formação tem que pagar os estudos, seja ensino fundamental, ensino médio ou universidade. Nós elegemos candidatos que não tem compromisso com a educação, a saúde e a segurança e depois reclamamos.

  5. Rebeca Martins Marciano dos Santos
    maio 14th, 2012 às 16:24

    A educação pública no nosso aís é um verdadeiro caos, de um lado encontramos professores mal remunerados que recebem uma sobrecarga de trabalho e de outro alunos desmotivadissimos que não veem na educação a solução para seu futuro. Para isso é necessário que exista um maior investimento na área de educação pel

  6. Rebeca Martins Marciano dos Santos
    maio 14th, 2012 às 16:29

    continuando…
    pilo governo, não é somente ficar nessa história de fazer congressos, seminários e coisas mais e sim ter a atitude de mudar.

    Aluna: Rebeca Martins Marciano dos Santos
    Turma: IEN 003-20
    Disciplina: Calculo II
    Turno: Noite

  7. Paulo Vitor da Silva Germano - Engenharia de petróleo e Gás - 5700916 - IEN003-20 / 1
    maio 14th, 2012 às 17:20

    Infelizmente a educação pública no brasil é péssima, os salários dos professores e profissionais da educação são ridículos, a maioria dos alunos também não estão preocupados se vão aprender e sim em passar de série, e mães muito menos, acham que a educação deve ser dada na escola, claro que em parte sim mas não a educação do respeito ao próximo que deve vir de casa, estudei toda minha vida em escola pública eu sei muito bem o que acontece muitas vezes os alunos ficam até seis meses sem uma matéria ou até o ano inteiro, o aluno que quer algo é desmotivado pelo governo que não oferece estrutura nenhuma aos alunos, a violência contra alunos e professores está cada vez maior, muitas vezes com o consentimento dos próprios pais que acham seus filhos sempre certos. Professor tem que ser valorizado, esse é o primeiro passo para um país digno, com pessoas educadas e cultas.

  8. Tatiane capitisqui
    maio 14th, 2012 às 17:33

    De acordo com o que foi relatado pode-se dizer que a educação pública neste país sofre bastante, devido ao pouco investimento do governo no ensino público pois eles acabam priorizando outras coisas, sendo assim pessoas de baixa renda sofrem com os estudos e muitas delas não conseguem nem terminar o fundamental devido a falta de qualidade no ensino público.

    Tatiane da S. Capitisqui - 5801248 - Cálculo Diferencial e Integral II - IEN 003-20 - Engenharia de Petroleo e gás noite - Jorge Kennedy.

  9. Dárci Mendes Delphino
    maio 15th, 2012 às 15:34

    Ao falar de educação o Brasil precisa procura valorizar a figura do professor, só existirá ensino de qualidade, se professores forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação.

    Aluna: Dárci Mendes Delphino
    Matricul:5701064
    Turma:IEN 003-20
    Profº: Jorge Kennedy
    Disciplina:Cálculo Diferencial II

  10. Josely das Neves da Silva
    maio 17th, 2012 às 14:48

    Em minha opinião não foram cumpridos os objetivos do “Marco de Ação de Dakar”, pois o que vemos nas escolas é um retrato da realidade. Na própria matéria foi dito que vários países demonstraram interesse pelo tema, mas o Brasil, não. Confunde-se muito educação com ensino e, infelizmente, muitos pais pensam que os dois casos são competências da escola, de maneira então que, a escola fica cada vez mais sobrecarregada e juntamente com a falta de incentivo do governo, a educação de qualidade no Brasil fica cada vez mais distante.
    Josely das Neves da Silva - 5801456 - Cálculo Diferencial e Integral II - IEN 003-20 - Engenharia de Produção - Jorge Kennedy.

  11. Gabriella de Souza Grijó
    maio 19th, 2012 às 8:44

    (Aluna do professor Ludimar) Apesar de um pouco atrasada, achei interessante o assunto, e concordo que o Brasil, ou melhor os brasileiros não se importam muito com a educação e uma culpa, que pode ser amenizada na maior parte por nós mesmos, acaba sendo deixada de lado, falta posição do governo? Falta sim,mas o que realmente falta também é o interesse dos brasileiros em fazer valer a pena.

  12. Karla Rangel
    maio 21st, 2012 às 11:19

    Na minha opinião Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estudam na rede pública sofrem, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Um exemplo da falta de investimentos na educação, são os alunos da rede pública que não tem base para entrar nas faculdades públicas, a educação só é um pouco melhor nas escolas particulares, temos professores mais capacitados, possui mais investimentos para o aprendizado, e mais investimentos nos próprios profissionais da educação.
    Karla V. Rangel C. - 5801154 / Cálculo Diferencial e Integral II - IEN 003-20 / Engenharia de Petróleo e Gás / Jorge Kenedy.

  13. Igor Alberto Perfeito Martins
    maio 21st, 2012 às 16:09

    (Aluno do Professor Ludimar)A diferença da educação no Brasil desde o ano de 2000 ate hoje nao teve muitas melhoras, Continua o ensino nas escolas muito fraco, continua aquela superioridade de ensino dos colégios particulares que não deveria existir, não é algo que temos que pagar pra termos, é algo que teria que ser prioridade um ensino público excelente, Acho que os políticos e as pessoas dão pouco valor a educação, Deveria ter mais comprometimento dos políticos em fazer acontecer melhoras na educação, e comprometimento das pessoas em cobrarem uma educação decente que é algo mais do que justo e essencial para nós…

    Matricula: 5105755
    Turno: Noite
    Curso: Química - Primeiro período

  14. Hellen Martins
    maio 21st, 2012 às 16:22

    A educação pública no brasil sofre dos problemas bastante conhecidos a tempos: O salário baixíssimo dos professores, falta de qualificação, falta de infraestrutura, o número vergonhoso de vagas, um verdadeiro descaso. Enquanto a educação for tratada como segundo plano, nada nunca irá pra frente. A educação é o pilar pra o crescimento do individuo como pessoa e como profissional.

    Aluna: Hellen R.S Martins
    Matricul:58009975
    Turma:IEN 003-20
    Profº: Jorge Kennedy
    Disciplina:Cálculo Diferencial II

  15. Andreia R.Almeida
    maio 21st, 2012 às 16:36

    Falar sobre educação não é assunto fácil. Infelizmente o Brasil de hoje herdou uma responsabilidade quanto a educação que havia sido deixada de lado há tempos. E a coisa está tão feia que não dá pra prever melhoras significativas por algumas gerações. Começando mal pelas famílias, que muitas delas mandam seus filhos serem “educados” na escola. Professor não tem essa função, e também não pode ser tido como babá. A família não se interessa pela educação do seu filho, já desde a pré-escola. Não acompanha o andamento, não frequenta as reuniões de pais, não colabora com o aprendizado. Se o filho percebe que não há quem o acompanhe, vai estudar pra quê? Cresce achando que frequentar a escola é um martírio, e na primeira oportunidade, deixa a carteira escolar. Arruma um sub-emprego, e abandona de vez os estudos. Mas, se resolve estudar mais um pouco, se depara com violência na escola, tráfico de drogas, bulling, falta de incentivo por parte de muitos professores - já esgotados com tantas experiências negativas em salas de aula - escola depredada, mal cuidada, que não o vê como uma pessoa única. O abandono que tomou conta da nossa educação ainda vai levar tempo para ser corrigido. Boa vontade política e participação de toda sociedade. Para uma escola pública e também particular melhor para todos. Um caminho longo e árduo a seguir. Mas que só trará benefícios futuros.

    Andreia R Almeida - mat 5700919 IEN 003-20
    Profº Jorge Kenedy - Calc II - Noite

  16. Sergio Leandro Souza de Queiroz
    maio 21st, 2012 às 17:13

    Dia mundial da educaçao??? Como assim, nao consigo entender um pais com tanta precarriedade na educaçao, com tantas creches, escolas e faculdades sendo fechadas por faltas de profissionais, por falta de estruturas dentre outras coisas, tem um dia mundial da educaçao, neste dia nos comemoramos a vergonha que esta a educaçao de muitas escolas, precisamos de uma politica pra ontem pra haver alguma melhora……

  17. Sergio Leandro Souza de Queiroz
    maio 21st, 2012 às 17:18

    Sergio Leandro Souza de Queiroz, IEN; 003-20, Prof; Jorge Kennedy

  18. kelly cristina bezerra rabelo
    maio 21st, 2012 às 17:50

    Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
    Kelly Cristina Bezerra Rabelo Matricula:5700945 Cód. da turma:IEN 003-20
    Professor: Jorge Kennedy
    Engenharia Petróleo e Gás - Unigranrio

  19. luis joão franco
    maio 28th, 2012 às 16:25

    A educação pública no pais
    ele pedira para confirmar que voçê realmente que fechar a cnota, para uma nação negra e dai frente é só seguir .espero que seja útil.

  20. luis joão franco
    maio 28th, 2012 às 16:26

    A educação pública no pais
    ele pedira para confirmar que voçê realmente que fechar a cnota, para uma nação negra e dai frente é só seguir .espero que seja útil.

    matricula: 5801080
    Turma; IEN 003-20
    Proº Jorge Kennedy
    Disciplina: Calculo Diferencial II
    Curso: Eng.de Produção

  21. Diego sousa da silva
    junho 4th, 2012 às 17:16

    Turma: IEN 003-20 Matricula: 5700958 Nome: Diego Sousa da Silva Prof: Jorge Kenedy.
    A educação no Brasil ainda continua muito precária, cada vez aprendemos menos nas salas de aula.
    A gama de conteudo que nossos pais tinham no ensino médio nem chega perto do conteúdo ministrado nois dias de hoje. A falta de professores nas escolas é o que almente significativamente esse problema. O pior é que só damos falta desse conteuúdo quando chegamos na faculdade.

  22. Ludmila Oliveira
    junho 4th, 2012 às 18:59

    É claro que este dia não existe, pois ele foi feito em cima de uma meta que não foi cumprida e aqui no Brasil, principalmente, ainda está muito longe de acontecer. A educação no nosso país tem se banalizado cada vez mais,como própria charge ilustra. Ninguém quer mais ter trabalho e usar da tecnologia para conseguir isso. Sinto dizer, mas acho que o mundo não vai poder comemorar esse dia tão cedo.

    Ludmila O. da S. Alberto 5700886/ Cálculo Diferencial e Integral II- IEN 003-20
    Engenharia de Petróleo e Gás
    Jorge Kenedy

  23. Grazielle de Abreu Alves - Mat: 5600745 - Prof. Lucimar
    junho 5th, 2012 às 14:36

    Não foram cumpridos de forma integral os objetivos do “Marco de Ação de Dakar”, o que observamos na educação atual é uma inversão de papéis, onde o professor não é mais a autoridade em sala. O aluno não respeita a família ou o professor, o que impede uma correção adequada. O que deve acontecer é o respeito entre todas as partes envolvidas em seus devidos papéis, da família inclusive, que em muitos casos, passa toda a responsabilidade da educação para a escola. No projeto descrito acima não há uma preocupação na formação devida do cidadão, pois ainda insiste-se em errar no equivoco de confundir educação e ensino. Mas o educador ainda deposita suas esperanças no propósito do verdadeiro educar.

  24. Josué Magalhães da Costa
    junho 10th, 2012 às 17:07

    Nome: Josué Magalhães da Costa.
    Matrícula: 6100073.
    Curso: Engenharia Civil - 1º período - Caxias.

    Apesar de alguns avanços na área da educação nos últimos anos, observa-se que ainda existem sérios problemas a serem enfrentados. Isso porque, infelizmente o ensino público ainda é muito fraco em relação ao privado. Muitos professores de escolas públicas não são motivados a darem uma boa aula, assim como muitos pais “jogam” seus filhos na escola como se a mesma fosse a única responsável pela educação de seus filhos. Para que exista uma educação de qualidade, escola e família devem estar unidas nessa missão de educar.

  25. Iury Coimbra
    junho 11th, 2012 às 9:01

    Em 2000, no dia 28 de abril, 180 países participantes da Cúpula Mundial de Educação, na cidade de Dakar, no Senegal, assinaram um documento em que se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015. A participação do Brasil, que é um dos países signatários do documento final, não foi das mais felizes. Educação na mídia

    Aluno: Iúry Coimbra Elizeu Matricula 5700628
    Turma: IEN 003-20
    Profº Jorge Kennedy
    Disciplina: Calculo Diferencial II
    Curso: Eng. de Petróleo e Gás

  26. Iury Coimbra
    junho 11th, 2012 às 9:09

    A educação é confundida por muitos porque não interpretam o fato de que o professor passa informação ao aluno e este deve transformá-las em conhecimento. A ação que o aluno pratica após as informações adquiridas por meio do professor é que farão a diferença. Se a educação não atingiu seu ápice isso se deve ao fato de que os alunos em sua maioria são passivos, e o próprio sistema educacional torna-se culpado por causa do alunado não ser mais ativo. Pois o aluno é sempre visto como vítima e o professor como vilão. Na verdade o sistema permite que o aluno não seja um cidadão pensante. O que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LEI 9.394/96) cobra é alunos críticos, mas o sistema apóia mais a passividade do aluno que sua criticidade. Os objetivos do “Marco de Ação de Dakar”,estão sendo cumpridos num processo crescente e isso é muito positivo para a sociedade em geral.

    Aluno: Iúry Coimbra Elizeu Matricula 5700628
    Turma: IEN 003-20
    Profº Jorge Kennedy
    Disciplina: Calculo Diferencial II
    Curso: Eng. de Petróleo e Gás

  27. Bernardo
    junho 11th, 2012 às 13:13

    Infelizmente é triste quando falamos ou debatemos educação pública em nosso país ou em eventos Mundiais por ex.: Cúpula Mundial de Educação. O problema é má política em nosso país, todos só pensam em interesses próprios, o Brasil tem muito dinheiro para investir em educação, falta uma boa administração com projetos que realmente funcione.

    Nome:Bernardo Abade Pinto Neto.
    Matrícula: 6100122.
    Curso: Engenharia Civil - 1º período - Caxias.

  28. joel cruz
    junho 11th, 2012 às 17:54

    Isso ocorre devido a falta de incentivo do governo, que não investi em uma educação de qualidade e só faz programas educacionais de fantasia, ou seja gastam o dinheiro com midia, alguns educadores fingem que ensinam e assim criam cidadãos sem nenhum dominio de leitura,ignorantes no conhecimento cientifico e sem educação domestica. Pois,educação é a base de tudo.

  29. Rodrigo Diniz - 5600680
    junho 13th, 2012 às 17:59

    A educação no estado tem problema ja num é de hoje, pouquíssimi investimento na educação, muitas escolas precárias. e hoje infelizmente como o que na verdade não acontece em outros países mundo a fora, se uma família ou algum cidadão brasileiro precisa de um ensino de qualidade ele precisa investir financeiramente com prazer ! porque o ensino público hoje está muito precário seja como falta de professores, falta de infra-estrutura e greves decorrentes por salários.

  30. Juliane Lima
    junho 18th, 2012 às 10:23

    A educação pública do Brasil precisa ser tratada com respeito pelos nossos governantes, uma vez que esses são responsáveis pelas leis e pelos investimentos na mesma. E os professores precisam se manifestar e reevindicar melhores salários e mais investimentos na educação.
    Professor: jorge kenedy
    IEN:003-20
    Eng. de petróleo e gás

  31. Ana Caroline A. Vieira
    junho 22nd, 2012 às 8:29

    Em minha opinião não foram cumpridos os objetivos do “Marco de Ação de Dakar”, pois o que vemos nas escolas é um retrato da realidade. Na própria matéria foi dito que vários países demonstraram interesse pelo tema, mas o Brasil, não. Confunde-se muito educação com ensino e, infelizmente, muitos pais pensam que os dois casos são competências da escola, de maneira então que, a escola fica cada vez mais sobrecarregada e juntamente com a falta de incentivo do governo, a educação de qualidade no Brasil fica cada vez mais distante.

  32. Nicólas Martins
    junho 22nd, 2012 às 16:16

    Pelo certo o professor têm de nos depositar conhecimento, fazendo assim um bom nivelamento para nosso futuro. A educação precisa ser muito mais do que agir para o aluno aprender. Uma educação de qualidade age também para nós alunos aprendermos a fazer, a ser e a conviver. E, disso, que não só o Brasil como inúmeros países necessitam.
    Se os governos cumprissem os objetivos do “Marco de Ação de Dakar” a qualidade de vida dos povos teria grande avanço.
    Matrícula: 6100186 / Engenharia Civil/Noite.

  33. Ronaldo
    agosto 28th, 2012 às 11:33

    Infelizmente o Brasil ainda é falho na educação , os investimentos que realmente eram pra ser para educação infelizmente vai para “elefantes brancos” ou ate mesmo para o bolso dessas pessoas que colocamos para nos representar , esse capital deveria ter mais rigorosidade como o mesmo deveria ser feito com a saúde e outros , mas como nem tudo e como agente quer , paciência .

    Aluno : Ronaldo Rabello de Sá
    Turma : IEN012-42/1
    Prof : Jorge Kennedy
    Disciplina : Geometria Analitica
    Curso : Engenharia Civil

  34. Dayane Theotonio
    setembro 2nd, 2012 às 21:55

    A educação no nosso país nunca foi algo que se poderia dizer de muita qualidade. Acontece que de uns governos para cá, a educação piorou bastante; nossos queridos governantes não estão preocupados no que a população está aprendendo dentro das salas, mais sim em quantos votos ele receberá oferecendo alguns benefícios denominados de ‘bolsa’. Bolsas essas que só vieram para destruir ainda mais o que já não era muito bom. Ou seja o aluno pode ser o mais alienado e analfabeto de todos mais frequentou as aulas com certeza a recompensa chegará. Os resultados de araque que a educação vem produzindo não são dignos de comemorações. Precisamos de políticos comprometidos de fato com o futuro do nosso país e que não fiquem inventando formas mirabolantes.

    Aluno: Dayane da Silva Theotonio
    Prof: Antônio Carlos
    Disciplina: Anatomia Aplicada
    Curso:Estética

  35. Vãnia Maraçat
    setembro 4th, 2012 às 13:00

    Por ser esposa de um professor da rede pública, acompanho de perto a mais de vinte anos esse sistema, no qual o professor é mal remunerado em comparação com outros cargos públicos de menor importância a formação de um cidadão. Mas acho que mesmo assim os professores têm se esforçado para desempenhar suas funções, e isso se deve ao amor e comprometimento com seu aluno.
    Somos parte de um ciclo vicioso de pessoas sem caráter, onde muitos são coniventes com seu votos comprados a manter no comando desse país pessoas desonestas e interessadas somente em seu benefício próprio. Temos excelentes professores concursados na rede pública, mas o sistema de corrupção da política brasileira, a falta de interesse dos pais em acompanhar de perto a educação escolar do seus filhos, o desvio de verbas para educação, são uns dos itens que fazem da educação um fracasso em no pais. Portanto NÃO TEMOS NADA A COMEMORAR!.

  36. MªLuiza
    setembro 6th, 2012 às 11:43

    Na minha opinião, deveriam ter dado foco no décimo ponto decidido para atingir os objetivos. No qual se diz:
    “MELHORAR O STATUS, A AUTO-ESTIMA E O PROFISSIONAL DOS PROFESSORES”.
    Acho que não foi cumprido com integridade, nenhum dos objetivos. E, estamos longe de vermos algum tipo de resultado satisfatório. Pois, os nossos políticos não tem interesse em melhorar a EDUCAÇÂO. Eles lutam por seus benefícios próprios e muitos só estão lá, porque a maioria dos seus eleitores, são facilmente influênciáveis por não ser provido desta tão sonhada “EDUCAÇÂO”.
    Aluna: Mª Luiza
    Prof.: Antônio Carlos
    Curso: Estética
    Turma: Barra/Noite

  37. Aline Cartaxo
    setembro 10th, 2012 às 22:07

    Não fou cumprida infelizmente, algumas coisas podem ate ter tido um pouco de avança mais nem um pouco suficiente ao que o pais e a população precisa. Temos avanços tecnologicos todos os dias e o nosso pais nao esta preparado socialmente, psicologicamente e muito menos financeiramente para receber todo esse avanço, temos crianças nas ruas que irao se tornar adultos sem oportunidades de crescimento e com isso as melhoras vao ficando cada vez mais para tras e o sonho mais distante.

    Aline Cartaxo
    0101263
    Estetica e Cosmetica

  38. RENAN LEMOS DA CRUZ
    setembro 15th, 2012 às 19:13

    A educação mundial ainda esta precariamente desigual comparando entre os países desenvolvidos ao resto do planeta. em países da africa com exemplo.Vive grande dificuldade nas áreas da saúde saneamento básico não esquecendo da educação.
    olhando para o nosso pais o problema é outro.É a falta de investimento nas escolas para melhorar o ensino.Com isso melhorando o salários dos professores para que desempenhar o seu trabalho, mas não é o que acontece.A realidade é o artificio do uso de greve para que o governo melhora o salario, que sofre com isso são os alunos que ficam sem aulas prejudicando o seu ensino.Enquanto essa situação não mudar ficara difícil da educação realmente melhorar.

    NOME: RENAN LEMOS DA CRUZ
    TURMA: IENO12-42
    PROF: JORGE KENEDY

  39. Raquel Almeida do Nascimento
    setembro 20th, 2012 às 15:25

    Vejo investimentos mais voltados para o recebimento das olimpíadas de 2016 do que para a educação das escolas públicas do Brasil agora.
    Faltam professores, pois a remuneração não é nem um pouco digna para o que eles fazem, precisam aguentar alunos as vezes não tão educados e que fazem pouco caso, porque os pais em casa não tem tempo e dedicação o suficiente para acompanhar os estudos do filho, e o trabalho se torna todo do professor. A educação precisa ser melhorada em muitos aspectos, seja na ética, nos estudos ou no investimento político.

    Engenharia Civil
    Matricula: 6100035
    IEN 012-42
    Prof: Jorge Kenedy.

  40. Vivian Lopes de Andrade
    setembro 24th, 2012 às 18:21

    Não foi cumprida mesmo. Está sendo cada dia mais difícil para um professor conviver com seus alunos em sala de aula. Escola foi feita para ensinar e não educar. Educação vem de casa. E hoje muitos pais não são exemplos para seus filhos dentro de casa. E querem culpar a escola por coisas que acontecem na vida de seu filho fora da escola, como suas amizades erradas, mal comportamento em casa, notas baixas… Enfim,é uma vergonha o desrespeito de alunos com seus professores. Exatamente assim como mostra o vídeo, acontece em muitas escolas, ou posso dizer quase todas as escolas. A escola e os professores precisam de pais educados para educarem seus filhos.Pois o governo não cumpre as muitas obrigações da população…. Quem dirá educar filho dos outros. Que tristeza…

    Vivian Lopes de Andrade
    Turma: Y415 Manhã
    Professor: Renato Machado
    Disfunções dermatológicas
    Mat:0101253
    Estética e cosmetologia

  41. Alyson Malta do Nascimento Rodrigues
    setembro 24th, 2012 às 21:03

    A Educação pública no Brasil, é decadente, cada dia mostra o quanto este país é vergonhoso perante a educação. Como podemos ver, a greve das universidades públicas que foi muito extensa durante meses, muitos alunos foram prejudicados perante a isso e até desistiram do ensino superior público e foram procurar um particular, é claro, quem tinha as devidas condições.
    Agora vejamos, o Brasil um país tão rico e que não investe na educação. Como vai ser o futuro desse país? com pessoas mal formadas ou sem formação? Será que vai dar pra levar essa riqueza a frente? Com essa falta de cultura em que o Brasil possui hoje? Tudo por conta de um monte de políticos corruptos, que só se importam com o próprio bem. O Brasil é um país que tem tudo pra crescer, mas o quanto menos ele investir na educação, vai continuar esse país de segundo mundo e com muita gente que não tem um pingo se que de cultura! Avante Brasil! Cultura é vida e educação é tudo!

    Professor: Carlos Soutinho
    Engenharia Civil - 2º período
    Matrícula - 6100080

  42. Gisele da Silva Soares
    setembro 25th, 2012 às 11:06

    Tema: Dia mundial da educação?!

    É muito fácil falar de educação e fazer promessas que serão esquecidas e certamente não passarão disso, simples promessas. Mais e mais documentos assinados com comprometimento para investir na educação de crianças e jovens, quando isso irá sair do papel e passará a ser realidade? Cobram pulso dos professores mas não dão salário digno para o trabalho efetuado por eles, verba insuficiente para uniformes e até para a merenda escolar dos alunos, sem contar com as infra estruturas caóticas.Os setores responsáveis deixam desmotivados tanto os professores como alunos mas não se acanham na hora de cobrar resultados. Enquanto não houver uma iniciativa real de mudança nossa educação continuará em segundo plano e mais papéis serão assinados sem que nada efetivamente aconteça.

    Engenharia Civil
    Matrícula: 6100075
    IEN 012-42
    Prof: Jorge Kenedy
    Geometria analítica

  43. Claudio Ribeiro
    setembro 26th, 2012 às 9:55

    Infelizmente nosso país o Brasil está bastante longe de uma educação plausível. Nossos governates não dão a importância necessária para este quisito tão importante.

    Aluno: Claudio Ribeiro
    5801148
    Engenharia de Produção
    Caxias

  44. Geraldy Condessa
    setembro 28th, 2012 às 2:18

    Acredito que a educação deve ser a base para o futuro no nosso país e tida como maior responsável para o crescimento como um todo, nós como estudantes somos apenas o começo de algo realmente gigantesco, parabéns pelo dia da educação.

  45. Bruno Bonafé
    setembro 28th, 2012 às 2:21

    Eu como educador também sei da real importância desse dia e o que ele significa para nós, infelizmente no nosso país não temos o devido reconhecimento, o país deveria tratar como prioridade a educação pois é ela a base de todo futuro, nossas crianças, jovens, adolescentes e universitários, iremos ser os responsáveis pelo progresso da nação.

    Bruno Bonafé
    5700833
    JK
    Calculo 4

  46. Amanda Freitas
    setembro 28th, 2012 às 14:20

    Infelizmente não vemos avanço nenhum na educação, muito pelo contrário
    cada dia mais eu percebo que o que o governo faz uma separação entre ricos e pobres.
    A educação dos pobres é direcionada a formar pessoas que não pensam, sem criticidade,
    que seja mão-de-obra para os ricos, a educação é a base para um país desenvolvido
    e enquanto o Brasil agir assim, não haverá mudanças e desenvolvimento.
    Amanda Freitas
    Matemática
    Profº: Jorge Kennedy

  47. Cátia Albino
    setembro 29th, 2012 às 12:51

    Os resultados das pesquisas são muitos ruins, em consideração ao avanço que o Brasil tem tido em varis outros setores, e sendo do estado o dever de prover educação básicas a todos cidadãos. Os governantes tentam “mascarar” a falta de investimento na educação, com esses programinhas de governo como as cotas e “bolsas tudo”. E com isso temos um ensino público de péssima qualidade o grau de analfabetismo continua muito alto em comparação com outros paíse, adolescentes marginalizados, que atiram em colegas e professores e outras barbaridades mais como temos visto nos noticiários. Isso só vai mudar quando a população acordar e cobrar na hora das eleições dos governantes um posicionamento e atitudes reais e concertas, chega de promessas.

  48. Lohraine Novaes
    setembro 30th, 2012 às 10:06

    Quando se fala em comemora se diz festejar um acontecimento, como vamos festejar o dia mundial da Educação, se não há educação para todos? Os resultados das pesquisas não são dignos de comemoração alguma. O Brasil precisa mudar, senhora Presidente, senhor governador, vamos investir na Educação Publica no país, está vergonhoso. As crianças serão o futuro da nação, mas como ? sem estudo? o analfabetismo atinge mais de 20% nos estados pobres, as coisas tem que mudar e é já!

    Lohraine Novaes - Engenharia Civil(manhã)
    Turma: IEN 012-12/1

  49. Quézia Knup
    setembro 30th, 2012 às 17:14

    É até “engraçado” falar do dia mundial da educação, como se no nosso país não houvesse problema em relação a esse assunto!
    A educação é um assunto que requer muito cuidado e atençao, pois é através dela que formaremos novos profissionais capacitados e prontos para continuar a lutar por um mundo melhor! Mas infelizmente no Brasil esse assunto tem ficado cada vez mais largado….
    Quézia Knup
    Engenharia Civil- manhã
    Profº Jorge Kennedy
    turma: IEN012-12/1 geometria analítica

  50. natalia
    outubro 1st, 2012 às 0:29

    A boa educação é a base para uma nação evoluída e justa. Isso quer dizer que, se as pessoas têm oportunidade de acesso a uma educação de qualidade, aumentam as chances de elas terem uma vida digna e de exercerem a cidadania de forma plena, colocando em prática tanto seus direitos como suas obrigações.

    Aluna: Natália Batista de Menezes
    Profº:Jorge Kenedy
    Codigo da Materia: IEN012-12 / 1

  51. Fernanda Gomes 5800982
    outubro 1st, 2012 às 15:39

    A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas, houve queda da taxa de analfabetismo e aumento da escolaridade média. Porém, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas regiões do país. O Brasil ainda tem muito a fazer para cumprir esse compromisso, necessita de muito mais esforço para que uma educação digna chegue a todos. E esse esforço deveria começar principalmente no que diz respeito à remuneração e condições dignas de trabalho aos professores, pois esses são os principais agentes da mudança na situação da educação no país.
    Aluna: Fernanda Gomes 5800982
    Prof.: Carlos Soutinho
    Disciplina : EIN072-12/1

  52. Vânia Maraçat
    novembro 6th, 2012 às 22:21

    Curso Estética e Cosmetologia
    Prof: Renato Machado / Disfunções Dermatológicas
    Unidade: Barra Matr: 0101252

    Por ser esposa de um professor da rede pública, acompanho de perto a mais de vinte anos esse sistema, no qual o professor é mal remunerado em comparação com outros cargos públicos de menor importância a formação de um cidadão. Mas acho que mesmo assim os professores têm se esforçado para desempenhar suas funções, e isso se deve ao amor e comprometimento com seu aluno.
    Somos parte de um ciclo vicioso de pessoas sem caráter, onde muitos são coniventes com seu votos comprados a manter no comando desse país pessoas desonestas e interessadas somente em seu benefício próprio. Temos excelentes professores concursados na rede pública, mas o sistema de corrupção da política brasileira, a falta de interesse dos pais em acompanhar de perto a educação escolar do seus filhos, o desvio de verbas para educação, são uns dos itens que fazem da educação um fracasso em no pais. Portanto NÃO TEMOS NADA A COMEMORAR!.

  53. Jéssica Xavier
    dezembro 2nd, 2012 às 23:41

    Vejo todos mais preocupados com as olimpíadas de 2016 do que com a educação do Brasil. Se não investirmos em educação o que será dos nossos jovens que são o futuro do nosso planeta ?
    A educação brasileira é precária. Ainda mais a pública! O sistema educacional brasileiro é falho, e os projetos criados para tentar superar as falhas também são ineficazes. E isso é consequência de uma série de fatores…
    Acredito eu que tenham muitas pessoas, como professores entre outros, que tentam fazer a diferença na saúde publica. Mas para dizer que o ensino brasileiro é de qualidade, ainda falta um longo caminho.
    Jéssica Xavier - Enfermagem / Prof: Alessandra- Atecol

  54. Rafaela Laureano Bruno Salgado
    dezembro 3rd, 2012 às 17:45

    A educação apesar de ser a única forma de mudança do país não é valorizada pelos nossos governantes e também pela nossa sociedade. No Brasil os profissionais de educação são mal remunerados tendo assim que trabalhar em mais de uma escola, com isso a qualidade do ensino fica comprometida. Deveriamos dar mais valor aos nossos profissionais da educação, pois eles são a base de toda a nossa sociedade, levando em conta que são eles que formam todos os demais profissionais.
    Ass. Rafaela Laureano Bruno Salgado.
    Professora Alessandra oliveira
    Educação e saúde.

  55. João Antonio P. L. Machado
    outubro 10th, 2013 às 14:20

    É notório que não tivemos grandes mudanças no que diz respeito a educação no Brasil principalmente na rede publica de ensino com professores mal remunerados e alunos despreparados podemos notar isto nas constantes greves que os professores vem realizando em busca de melhores salários e condições de trabalho oque é mais do que necessário para profissionais que não estão apenas ensinando o abc mas sim formando cidadãos que merecem ter uma educação para ter consciência do mundo em que vive e de seus deveres na sociedade.

    Aluno: João Antonio Pereira Lemos Machado
    Matricula: 6100061
    Curso: Engenharia civil
    Disciplina: CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III IEN004-40 / FÍSICAII IEN134-40
    Prof: Jorge Kenedy

  56. Daniele Milan da Silva
    outubro 15th, 2013 às 19:10

    Daniele Milan da Silva
    Matrícula: 0200600
    Profº Alexandre Sá
    Disciplina:Estágio
    Turma: Artes Visuais
    Dia Mundial da Educação
    Será que a educação pode ser comemorada no Brasil?
    Sabemos que a educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento da nação, pois tendo conhecimento o país cresce aumentando a sua renda e a qualidade de vida.
    Embora o Brasil tenha avançado podemos observar que há muito para ser feito e analisado.
    O governo atual, como os anteriores, na maioria das vezes só faz tapar buracos impedindo que os recursos cheguem para a melhoria da educação, pois a educação é a longo prazo e erguer monumentos inúteis é rápido e é mais visível do que investir em um ensino de qualidade.
    A educação é um processo, um todo, no qual não cabem ações fragmentadas, pois essas ações só fazem resolver problemas pontuais que ressurgem adiante. Ela deveria constar de um projeto de nação e estar acima dos governos supérfluos.

  57. Maria Emília Pereira Gomes Martins
    outubro 27th, 2013 às 18:54

    Artes Visuais / 05
    Matricula: 0200578

    A educação no Brasil, já assinou sua sentença de morte. Não por culpa de seus professores, mas sim a sociedade com sua enorme diferença social. Escolas com infraestruturas luxuosas e outras sem o básico, como uma cadeira.

  58. Luanda Alves
    novembro 17th, 2013 às 18:39

    nome:Luanda Alves
    curso: Artes Visuais/4ºperiodo
    matrícula: 00200598
    professor: Alexandre Sá

    28 de Abril - Dia Mundial da Educação ??!!

    Após treze anos da realização da Conferência Mundial de Educação para todos, onde os países assumiram importantes compromissos com as metas de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de crianças, jovens e adultos; erradicar o analfabetismo e universalizar o acesso à escola na infância, podemos dizer que não houve avanço significativo na qualidade de educação. Apesar do aumento de creches, EDI e escolas o ensino da rede pública continua sendo sucateada;o que se pode perceber é um grande número de analfabetismo funcional nas escolas; creches e EDIs funcionando de forma indevida, já que existe a falta de material humano e pedagógico;e para piorar, no Rio foi aprovado a lei que permite professor polivalente, enfim, embora exista a possibilidade de frequentar o ensino público ainda existe a necessidade de fazer melhorias significativas.

  59. Lucimeire
    novembro 18th, 2013 às 13:55

    Aluna: Lucimeire
    Curso: Licenciatura em Artes Visuais
    Matrícula: 0200584
    Professores: Alexandre Sá e Cíntia Bonfim

    Comentário sobre: 28 de abril- Dia Mundial da Educação??!!

    O texto foi muito interessante, mas o que chamou minha atenção foi o final da frase ” O aluno tem que aprender a fazer, a ser e a conviver”. Com certeza isso é mais importante do que apenas aprender a aprender, pode ser que todos esses líderes e governantes tenham interesse em levar Educação para seus países mas eu penso que é uma meta um tanto utópica querer que isso aconteça em 2015. Veja o Brasil que na lista mundial o Brasil ainda perde posição para o Chile e Argentina entre os países latino-americanos, sei que há um esforço por parte do governo federal para mudar essa situação, mas sabemos que a presidente não governa sozinha, quando o dinheiro chega aos Estados já vem com um desfalque, quando chega aos municípios, mas desfalques e finalmente quando chega nas escola, pouco ou nada sobra para fazer o que é de fato necessário. Precisamos enquanto sociedade se envolver mais com as questões das Escolas em nossas cidades, só assim poderemos contribuir para a melhoria da Educação em nosso país.

  60. Rita de Cássia de Almeida Andrade
    novembro 20th, 2013 às 9:22

    Eu dou minha opinião da seguinte forma, a Educação no Brasil está desgastada. De um lado os professores que precisam de horas de trabalho, para um melhor salário; de outro os alunos, que são apenas mais um na sala de aula para fazer número e bagunçar a vida daqueles que buscam algo melhor. Está acontecendo uma falta de educação de todas as partes. E acho bem difícil que o Brasil consiga diminuir o percentual de crianças analfabetas, ou semi-analfabetas; porque não depende somente de um ou de outro e sim de uma grande maioria. Tem que haver melhores condições de vida escolar para todos aqueles envolvidos e engajados realmente com a educação.
    Curso: Artes Visuais/5º período
    Mat.: 0200570

  61. Nilcilene dos Santos Pessanha
    novembro 24th, 2013 às 18:32

    Curso:Licenciatura em História
    Disciplina:Estágio I
    Docente: Cintia Bonfim
    Matrícula:2500513
    Infelizmente os resultados obtidos não são dignos de comemoração. A educação pública no país é um verdadeiro problema social.Assim como a saúde,a educação é um direito de todos e dever do Estado, mas na realidade esse direito é custeado com nosso dinheiro. Hoje os pais decidem em qual momento vão pagar pela a educação de seus filhos( na educação básica ou na Universidade).
    Na verdade não sobra dinheiro para o país investir em educação devido a grande corrupção que existe nas esferas do governo. CHEGA DE CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE!!!!

  62. Edson da Silva Garcez
    novembro 25th, 2013 às 14:45

    Aluno: Edson da Silva Garcez
    Disciplina: Estágio Supervisionado II
    Professora : Cintia Bonfim

    Infelizmente a educação esta longe até do 2° plano aqui nesse país, pois o que apenas interessa é as competições que renderão dinheiro para o governo e a as campanhas que são uma amostra da corrupção nesse país. Com isso a educação que pode mudar o mundo esta entre as ultimas .

  63. Thamyres Ederli
    novembro 26th, 2013 às 16:54

    Devemos nos esmerar em fazer do Brasil um país com políticas de educação decentes e que forneçam educação à todos independente da classe social. Essas melhorias devem vir de todos os cantos possíveis, deve-se melhorar os salários dos educadores e também as condições de trabalho, os alunos devem ter o direito a alimentação e educação digna.

    Prof; Cíntia Bonfim
    Curso: História/ 6°período
    Estágio Supervisionado III
    Matrícula: 2500549

  64. Allan Ricardo Batista dos Santos
    novembro 27th, 2013 às 9:23

    Prof; Cíntia Bonfim
    Curso: Licenciatura em Informática/ 5°período
    Estágio Supervisionado II
    Matrícula: 5600591
    É muito triste saber que o a educação no nosso país nunca está primeiro plano, mas também pudera, é muito mais fácil manipular os que não possuem educação, dizendo-lhes que está tudo bem, usando futebol para fazer esquecer dos problemas cotidianos.

  65. Vandré Cleiton
    dezembro 5th, 2013 às 9:37

    É tão complicado falar de educação em nosso país. A escola pública é bem mais cara que a particular. Hoje temos redes de ensino que têm muitos recursos e até escolas bem equipadas. Teoricamente na escola pública temos os professores melhores preparados, visto que foram submetidos a concursos bem difíceis, em sua maioria. Acredito que a escola está sendo submetida a uma mudança que nunca tinha sido antes: o papel de família. Qual a maciça presença das mulheres no mercado de trabalho a escola tem assumido parte dessa tarefa, visto grande números de creches e escolas de tempo integral. O perigo é transformá-la em um

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>