Blogs Unigranrio

28 de Abril - Dia Mundial da Educação ??!!

Em 2000, no dia 28 de abril, 180 países participantes da Cúpula Mundial de Educação, na cidade de Dakar, no Senegal, assinaram um documento em que se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015. A participação do Brasil, que é um dos países signatários do documento final, não foi das mais felizes. CONTINUE LENDO

As  Charges  abaixo foram retiradas da internet de diversos sites, focalizando a Educação Pública, a Educação Inclusiva, as Relações interpessoais na escola, a tecnologia, a banalização da vida, da violência infantil, do abandono, do desrespeito. Enfim, os conflitos e dificuldades do professor do século 21.

Na sua opinião, foram cumpridos, de forma integral, os objetivos do “Marco de Ação de Dakar”, no que tange a um avanço significativo na qualidade de educação, e de vida, dos povos?

Leia o texto , assista o vídeo clicando na imagem acima e participe deixando sua postagem. Temos o que comemorar neste dia ?

65 comments to 28 de Abril – Dia Mundial da Educação ??!!

  • Fernanda Gomes 5800982

    A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas, houve queda da taxa de analfabetismo e aumento da escolaridade média. Porém, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas regiões do país. O Brasil ainda tem muito a fazer para cumprir esse compromisso, necessita de muito mais esforço para que uma educação digna chegue a todos. E esse esforço deveria começar principalmente no que diz respeito à remuneração e condições dignas de trabalho aos professores, pois esses são os principais agentes da mudança na situação da educação no país.
    Aluna: Fernanda Gomes 5800982
    Prof.: Carlos Soutinho
    Disciplina : EIN072-12/1

  • Vânia Maraçat

    Curso Estética e Cosmetologia
    Prof: Renato Machado / Disfunções Dermatológicas
    Unidade: Barra Matr: 0101252

    Por ser esposa de um professor da rede pública, acompanho de perto a mais de vinte anos esse sistema, no qual o professor é mal remunerado em comparação com outros cargos públicos de menor importância a formação de um cidadão. Mas acho que mesmo assim os professores têm se esforçado para desempenhar suas funções, e isso se deve ao amor e comprometimento com seu aluno.
    Somos parte de um ciclo vicioso de pessoas sem caráter, onde muitos são coniventes com seu votos comprados a manter no comando desse país pessoas desonestas e interessadas somente em seu benefício próprio. Temos excelentes professores concursados na rede pública, mas o sistema de corrupção da política brasileira, a falta de interesse dos pais em acompanhar de perto a educação escolar do seus filhos, o desvio de verbas para educação, são uns dos itens que fazem da educação um fracasso em no pais. Portanto NÃO TEMOS NADA A COMEMORAR!.

  • Jéssica Xavier

    Vejo todos mais preocupados com as olimpíadas de 2016 do que com a educação do Brasil. Se não investirmos em educação o que será dos nossos jovens que são o futuro do nosso planeta ?
    A educação brasileira é precária. Ainda mais a pública! O sistema educacional brasileiro é falho, e os projetos criados para tentar superar as falhas também são ineficazes. E isso é consequência de uma série de fatores…
    Acredito eu que tenham muitas pessoas, como professores entre outros, que tentam fazer a diferença na saúde publica. Mas para dizer que o ensino brasileiro é de qualidade, ainda falta um longo caminho.
    Jéssica Xavier – Enfermagem / Prof: Alessandra- Atecol

  • Rafaela Laureano Bruno Salgado

    A educação apesar de ser a única forma de mudança do país não é valorizada pelos nossos governantes e também pela nossa sociedade. No Brasil os profissionais de educação são mal remunerados tendo assim que trabalhar em mais de uma escola, com isso a qualidade do ensino fica comprometida. Deveriamos dar mais valor aos nossos profissionais da educação, pois eles são a base de toda a nossa sociedade, levando em conta que são eles que formam todos os demais profissionais.
    Ass. Rafaela Laureano Bruno Salgado.
    Professora Alessandra oliveira
    Educação e saúde.

  • João Antonio P. L. Machado

    É notório que não tivemos grandes mudanças no que diz respeito a educação no Brasil principalmente na rede publica de ensino com professores mal remunerados e alunos despreparados podemos notar isto nas constantes greves que os professores vem realizando em busca de melhores salários e condições de trabalho oque é mais do que necessário para profissionais que não estão apenas ensinando o abc mas sim formando cidadãos que merecem ter uma educação para ter consciência do mundo em que vive e de seus deveres na sociedade.

    Aluno: João Antonio Pereira Lemos Machado
    Matricula: 6100061
    Curso: Engenharia civil
    Disciplina: CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III IEN004-40 / FÍSICAII IEN134-40
    Prof: Jorge Kenedy

  • Daniele Milan da Silva
    Matrícula: 0200600
    Profº Alexandre Sá
    Disciplina:Estágio
    Turma: Artes Visuais
    Dia Mundial da Educação
    Será que a educação pode ser comemorada no Brasil?
    Sabemos que a educação é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento da nação, pois tendo conhecimento o país cresce aumentando a sua renda e a qualidade de vida.
    Embora o Brasil tenha avançado podemos observar que há muito para ser feito e analisado.
    O governo atual, como os anteriores, na maioria das vezes só faz tapar buracos impedindo que os recursos cheguem para a melhoria da educação, pois a educação é a longo prazo e erguer monumentos inúteis é rápido e é mais visível do que investir em um ensino de qualidade.
    A educação é um processo, um todo, no qual não cabem ações fragmentadas, pois essas ações só fazem resolver problemas pontuais que ressurgem adiante. Ela deveria constar de um projeto de nação e estar acima dos governos supérfluos.

  • Maria Emília Pereira Gomes Martins

    Artes Visuais / 05
    Matricula: 0200578

    A educação no Brasil, já assinou sua sentença de morte. Não por culpa de seus professores, mas sim a sociedade com sua enorme diferença social. Escolas com infraestruturas luxuosas e outras sem o básico, como uma cadeira.

  • Luanda Alves

    nome:Luanda Alves
    curso: Artes Visuais/4ºperiodo
    matrícula: 00200598
    professor: Alexandre Sá

    28 de Abril – Dia Mundial da Educação ??!!

    Após treze anos da realização da Conferência Mundial de Educação para todos, onde os países assumiram importantes compromissos com as metas de satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de crianças, jovens e adultos; erradicar o analfabetismo e universalizar o acesso à escola na infância, podemos dizer que não houve avanço significativo na qualidade de educação. Apesar do aumento de creches, EDI e escolas o ensino da rede pública continua sendo sucateada;o que se pode perceber é um grande número de analfabetismo funcional nas escolas; creches e EDIs funcionando de forma indevida, já que existe a falta de material humano e pedagógico;e para piorar, no Rio foi aprovado a lei que permite professor polivalente, enfim, embora exista a possibilidade de frequentar o ensino público ainda existe a necessidade de fazer melhorias significativas.

  • Lucimeire

    Aluna: Lucimeire
    Curso: Licenciatura em Artes Visuais
    Matrícula: 0200584
    Professores: Alexandre Sá e Cíntia Bonfim

    Comentário sobre: 28 de abril- Dia Mundial da Educação??!!

    O texto foi muito interessante, mas o que chamou minha atenção foi o final da frase ” O aluno tem que aprender a fazer, a ser e a conviver”. Com certeza isso é mais importante do que apenas aprender a aprender, pode ser que todos esses líderes e governantes tenham interesse em levar Educação para seus países mas eu penso que é uma meta um tanto utópica querer que isso aconteça em 2015. Veja o Brasil que na lista mundial o Brasil ainda perde posição para o Chile e Argentina entre os países latino-americanos, sei que há um esforço por parte do governo federal para mudar essa situação, mas sabemos que a presidente não governa sozinha, quando o dinheiro chega aos Estados já vem com um desfalque, quando chega aos municípios, mas desfalques e finalmente quando chega nas escola, pouco ou nada sobra para fazer o que é de fato necessário. Precisamos enquanto sociedade se envolver mais com as questões das Escolas em nossas cidades, só assim poderemos contribuir para a melhoria da Educação em nosso país.

  • Rita de Cássia de Almeida Andrade

    Eu dou minha opinião da seguinte forma, a Educação no Brasil está desgastada. De um lado os professores que precisam de horas de trabalho, para um melhor salário; de outro os alunos, que são apenas mais um na sala de aula para fazer número e bagunçar a vida daqueles que buscam algo melhor. Está acontecendo uma falta de educação de todas as partes. E acho bem difícil que o Brasil consiga diminuir o percentual de crianças analfabetas, ou semi-analfabetas; porque não depende somente de um ou de outro e sim de uma grande maioria. Tem que haver melhores condições de vida escolar para todos aqueles envolvidos e engajados realmente com a educação.
    Curso: Artes Visuais/5º período
    Mat.: 0200570

  • Nilcilene dos Santos Pessanha

    Curso:Licenciatura em História
    Disciplina:Estágio I
    Docente: Cintia Bonfim
    Matrícula:2500513
    Infelizmente os resultados obtidos não são dignos de comemoração. A educação pública no país é um verdadeiro problema social.Assim como a saúde,a educação é um direito de todos e dever do Estado, mas na realidade esse direito é custeado com nosso dinheiro. Hoje os pais decidem em qual momento vão pagar pela a educação de seus filhos( na educação básica ou na Universidade).
    Na verdade não sobra dinheiro para o país investir em educação devido a grande corrupção que existe nas esferas do governo. CHEGA DE CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE!!!!

  • Edson da Silva Garcez

    Aluno: Edson da Silva Garcez
    Disciplina: Estágio Supervisionado II
    Professora : Cintia Bonfim

    Infelizmente a educação esta longe até do 2° plano aqui nesse país, pois o que apenas interessa é as competições que renderão dinheiro para o governo e a as campanhas que são uma amostra da corrupção nesse país. Com isso a educação que pode mudar o mundo esta entre as ultimas .

  • Thamyres Ederli

    Devemos nos esmerar em fazer do Brasil um país com políticas de educação decentes e que forneçam educação à todos independente da classe social. Essas melhorias devem vir de todos os cantos possíveis, deve-se melhorar os salários dos educadores e também as condições de trabalho, os alunos devem ter o direito a alimentação e educação digna.

    Prof; Cíntia Bonfim
    Curso: História/ 6°período
    Estágio Supervisionado III
    Matrícula: 2500549

  • Allan Ricardo Batista dos Santos

    Prof; Cíntia Bonfim
    Curso: Licenciatura em Informática/ 5°período
    Estágio Supervisionado II
    Matrícula: 5600591
    É muito triste saber que o a educação no nosso país nunca está primeiro plano, mas também pudera, é muito mais fácil manipular os que não possuem educação, dizendo-lhes que está tudo bem, usando futebol para fazer esquecer dos problemas cotidianos.

  • Vandré Cleiton

    É tão complicado falar de educação em nosso país. A escola pública é bem mais cara que a particular. Hoje temos redes de ensino que têm muitos recursos e até escolas bem equipadas. Teoricamente na escola pública temos os professores melhores preparados, visto que foram submetidos a concursos bem difíceis, em sua maioria. Acredito que a escola está sendo submetida a uma mudança que nunca tinha sido antes: o papel de família. Qual a maciça presença das mulheres no mercado de trabalho a escola tem assumido parte dessa tarefa, visto grande números de creches e escolas de tempo integral. O perigo é transformá-la em um

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>