Blogs Unigranrio

HISTÓRIAS DO ESPORTE.

Historiador e autor de mais de 50 livros, Joel Rufino dos Santos recebeu o ‘Histórias do Esporte’ para falar de futebol, política e escravidão. Uma aula de história em forma de crônicas e artigos escritos por ele. Um bate papo com um dos melhores textos da genuína literatura brasileira. Uma inspiração atrás da outra para as mais verdadeiras histórias do nosso futebol. Assista à reportagem!

Clique na imagem e saiba um pouco mais sobre essa historia.

Após assistir , deixe seu comentário.

COLEÇÃO VIVA E CULTURA VIVA. CULTURA E SUSTENTABILIDADE.

A Coleção Viva Cultura Viva integra o projeto Prêmio Cultura Viva – Formação, uma iniciativa do Ministério da Cultura – MinC, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. Em momento em que a cultura e as artes suscitam tantas perguntas e discussões, a Coleção Viva Cultura Viva foi desenvolvida com o objetivo de difundir conceitos e promover reflexões sobre questões relacionadas ao campo da cultura em suas diferentes dimensões: o processo criativo, as artes, a participação cidadã, a sustentabilidade, as redes sociais, a cultura digital, a educação e outras.

Os conteúdos apresentados não têm a intenção de esgotar os temas propostos, mas estimular o pensamento crítico de maneira dinâmica e poética em diálogo com as formas expressivas da contemporaneidade.

Clique abaixo e  assista ao vídeo.

Após assistir  deixe aqui abaixo o seu comentário.

MEMÓRIAS DO CHUMBO

Esse curta foi indicado por ser um documentário brasileiro sobre  o futebol nos tempos do condor. Ele foi dirigido por Lúcio de Castro , 2012. A grande reportagem de Lúcio de Castro passa por quatro países de nossa América: Argentina, Chile, Uruguai e Brasil — países que tem em comum a paixão pelo futebol e a política.

Leia a sinopse abaixo:

“Esse vídeo mostra como as ditaduras militares na América do Sul que integraram a Operação Condor - a ‘multinacional do terror’ criada para exterminar a oposição de esquerda aos governos ditatoriais - estiveram presentes no futebol.
Muito já tinha se falado sobre o envolvimento do futebol e política e como o esporte foi usado como propaganda por esses regimes autoritários.” Assista ao vídeo e tire suas conclusões.

CLIQUE NA IMAGEM E ASSISTA AO TRAILER DO VÍDEO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

JOGO DA MEMÓRIA

Nesse jogo da memoria você tem que saber os PERSONAGENS DA LITERATURA BRASILEIRA e está por dentro das obras obrigatórias do vestibular. Você está por dentro das obras obrigatórias dos concursos? Ligue estes famosos personagens aos livros que eles protagonizam.

Clique abaixo e jogue você também.

Não se esqueça, após jogar deixe seu comentário.

O FUTURO SE APRENDE EM JOGOS

“O jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos, supõe um “fazer sem obrigação externa ou imposta”, embora demande exigências, normas e controle. Além de novas aprendizagens desencadeadas, o jogo é um desafio, onde o aluno terá que trabalhar em grupo aprendendo a ganhar e perder, criticar e avaliar e com isto apresentar melhor desempenho e atitudes positivas frente à sua aprendizagem.”

Clique abaixo e conheça o site.

Após a leitura faça seu comentário.

GÊNERO E RAÇA: A NAÇÃO CONSTRUÍDA PELO FUTEBOL BRASILEIRO

O texto abaixo analisa a construção da nação a partir do futebol brasileiro onde,

consequentemente, tal construção está justamente baseada, em grande medida, nos códigos

demarcadores de gênero e de raça. Veja o que escreve o autor:

“Tentando ressaltar pretensas substâncias do povo brasileiro, as ideologias nacionalistas demarcam o pertencimento a uma nação ideal e vitoriosa baseando o estilo brasileiro de futebol, conhecido como “futebol-arte”, em supostas características herdadas geneticamente pelos negros do país. Por outro lado, estabelecendo o tipo de cidadania que é pensada para cada sexo, o futebol brasileiro também constrói e comunica as diferenças impostas pela construção da nação a partir das relações entre os gêneros.”

Para  continuar lendo, clique na imagem abaixo.

Após a leitura , deixe aqui o seu comentário.

IMAGINA NA COPA

O ” Imagina na Copa” , Sãos projetos e ações de pessoas que fazem o seu melhor onde estão e com o que tem para mudar o Brasil. Até a abertura da Copa do Mundo em 12 de junho de 2014, serão 75 documentários feitos para inspirar o povo brasileiro.

Se quiser indicar um projeto entre no site do organizador e participe!

Para saber como, clique na imagem abaixo.

Após a leitura deixe seu comentário.

Brasil: Uma História Inconveniente

SINOPSE:Portugal foi responsável pela maior emigração forçada da história da humanidade. De Angola chegou ao Brasil um número 10 vezes superior de escravos comparado à America do Norte. Este documentário, sobre o passado colonial do Brasil, foi realizado em 2000 por Phil Grabsky, para a BBC/History Channel. Ganhou um Gold Remi Award no Houston International Film Festival em 2001. Uma verdade inconveniente da história de Portugal.”

http://zip.net/bqmWsC

Clique na imagem e assista ao curta indicado.


AO FINAL, DEIXE SEU COMENTÁRIO.

LINHA DE PASSE

Assistido por milhões de pessoas e aplaudido por nove minutos durante o Festival de Cannes. LINHA DE PASSE,  merece que você o assista.

“São Paulo. 19 milhões de habitantes. 200 quilômetros diários de engarrafamento. 300 mil motoboys. No coração de uma das maiores metrópoles do mundo, quatro irmãos tentam reinventar suas vidas.”

Clique na imagem e assista o trailer do filme. Ao final, deixe um comentário.

DOCUMENTÁRIO "O POVO BRASILEIRO"

Baseada na obra homônima de Darcy Ribeiro, este filme nos conta a história de 500 anos da formação do povo brasileiro após a ocupação de Pedro Álvares Cabral.

Clique na imagem abaixo e assista ao documentário.


Ao final, DEIXE SEU COMENTÁRIO.